quinta-feira, 30 de julho de 2009

Posse responsável

O que é posse responsável ?
É ter a guarda de um bichinho e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança. É respeitá-lo, respeitar suas características, seus hábitos, e ser um verdadeiro guardião. E principalmente JAMAIS ABANDONAR!
Se você pretende ter um bichinho de estimação, precisa pensar em alguns pontos fundamentais.Bicho não é brinquedo. É uma vida, tem temperamento, características pessoais, e você será responsável por ela por muitos e muitos anos. Afinal normalmente não abandonamos um filho porque ele não cresceu com o temperamento que consideramos "adequado".
1) Dinheiro
Não basta dar comida e amor para o seu bichinho. Você precisa estar preparado financeiramente para as despesas com veterinário. Isso inclui: vermífugos, anti-pulga e vacinas periodicamente e castração uma vez na vida. Sem falar que de vez em quando seu bichinho poderá ficar doente e o tratamento nem sempre será barato. Esteja preparado para doenças e emergências veterinárias. Se preciso, faça uma poupança. Você sabe quando irá ficar doente? Os animais também não...

2) Vermífugos e anti-pulga
É preciso controlar pulgas e vermes periodicamente, pois um está ligado ao outro. A pulga transmite vermes ao animal, então nunca deixe que ele tenha pulgas.

3) Vacinas
Os filhotes devem tomar a primeira dose da vacina Quádrupla Felina ou Déctupla Canina aos 60 dias. A segunda dose aos 90 e a terceira dose aos 120 dias, quando deverá receber também a vacina anti-rábica.Depois, basta repetir uma dose de cada vacina de ano em ano. Procure um bom veterinário. Se precisar de indicações, contate-nos.

4) Castração
A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes. Ao serem esterilizados, os animais têm menos vontade de sassaricar por aí e, portanto, menor chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados. Ficam mais caseiros, deixam de brigar e, assim, correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas. Isso inclusive protege sua família contra zoonozes. Lugar de animal domesticado é dentro de nossa casa.
Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados. O risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. Além disso, os animais vivem mais contentes por viverem sem a frustração que é não poder realizar seu desejo sexual de imediato.

5) Segurança
Para cachorros é ideal zelar para que não fujam pelo portão ou pulem um muro muito baixo.
Já gatos são muito curiosos e podem tentar pegar insetos, pássaros ou objetos fora do apartamento. Muita gente acha que é besteira, mas realmente acontece de o gatinho cair e morrer. Se quiser exemplos podemos indicar, entre em contato.
Donos responsáveis querem sempre o melhor para seus bichinhos e isso inclui a sua segurança. Se você mora em casa, as telas não são itens obrigatórios, pois eles não correm o risco de despencar.No entanto, mesmo em casa é preciso zelar para que o gatinho não tenha acesso algum à rua. São animais sofridos, que já passaram pelo pior, e desejamos que eles não corram mais riscos desnecessários de serem atropelados, maltratados, e peguem doenças de outros gatos (algumas sem cura e sem vacina e transmissíveis).
As pessoas ainda acreditam que os gatos devem viver soltos, com liberdade para passear pela vizinhança, porém isso só o coloca em risco e a nós também. Um gato criado dentro de casa ou apartamento, vive 15, 16, até 18 anos, já um gato que sai para passear, some ou é assassinado ainda jovem, normalmente não chegam aos 3 anos de idade.

6) Amigo para a vida toda
Alguns cãezinhos e os gatos podem viver até uns 18 anos ou mais !
Ao adotar um bichinho, você assume o compromisso de cuidá-lo e protege-lo por todo esse tempo.Animais de estimação não são descartáveis, nem brinquedo. Devem ser, sempre, parte da família.Se você e sua família costumam viajar para locais onde não se pode levar animais, melhor não adotar, a não ser que possam deixá-los com amigos ou em hoteizinhos neste períodos. Hotéis devem ser evitados, pois na grande maioria deles, o animal fica preso em gaiola e sem a presença do dono, pode entrar em depressão e adoecer ou até morrer.
Repare que na época das festas e em julho o número de animais nas ruas é muito maior. É que boa parte da população quer viajar e acaba soltando na rua. Isso é uma crueldade sem tamanho, eles não sabem mais sobreviver nas ruas!

7) Alimentação
Alimente seu animal com uma ração de boa qualidade e adequada a sua idade.
Cães comem 2x ao dia, e os gatos comem pequenas porções várias vezes ao dia. Deixe a ração sempre fresca à disposição do bichinho juntamente com a água fresca.
As melhores marcas do mercado são: Royal Canin, Hills e Purina Pro Plan, entre outras. São mais caras, mas garantem uma saúde perfeita, pêlos macios e também uma velhice sem problemas urinários. Gatos têm tendência a problemas renais e urinários, mas essas rações previnem o problema.
Há outras vantagens em comprar essas rações “supe-premiuns”: os animais comem menos pois são melhores nutridos, fazem menos cocô, mais durinho e menos fedido. O preço acaba sendo compensado com uma menor quantidade de ração a ser comprada por mês e com uma saúde exemplar do animal (e conseqüentemente menos gastos com veterinário no futuro).
Todos adoram tomar água LIMPA. É preciso trocar sempre, pois, como dissemos, principalmente os gatos são animais muito higiênicos.

8) Caixa de areia
Os gatos aprendem sozinhos a usar a caixinha de areia. Você não vai precisar ensiná-lo.A areia é encontrada em todos os pet shops e também em supermercados.
Importante: não coloque a comida do gato perto da caixa. Os gatos são muito limpos e detestam comer perto de seu cocô e xixi.

9) Companhia
Os animais sentem tristeza assim como os humanos e muitos sofrem de depressão.Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho para lhe fazer companhia o gato é a melhor opção, mas procure optar sempre por dois ao invés de um. Os gastos e o "trabalho" são praticamente os mesmos e eles poderão dormir e comer juntos, um fazendo companhia para o outro. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono, mas não é raro ver um gatinho filho único deprimido, com manias para chamar a atenção.Todos os dias pessoas que têm apenas um gatinho procuram os sites para adotar um irmãozinho para ele. Por isso, adote dois logo de cara, a adaptação é mais rápida.

10) Crianças
Se o seu filho quer um animalzinho mas ainda é muito pequeno, então lhe dê um bichinho de pelúcia e continue incentivando o amor pelos animais, até que ele esteja maduro para poder se responsabilizar pelo animal e tratá-lo bem. Verifique também se a criança não tem alergias antes de adotar ou peça um período de adaptação.

11) Adulto X Filhote
Se você não tem tempo ou paciência para criar um filhote, que é mais brincalhão e exige mais cuidados, adote um animal adulto. Você já saberá que personalidade ele tem e poderá escolher um que se encaixe com o seu perfil.Animais adultos também são muito gratos e fazem de tudo para agradar. Eles querem agradecer a chance de um lar, depois de tanto tempo de sofrimento e uma vidinha injusta.

12) Transporte
Cãezinhos precisam de coleira adequada ou caixa de transporte. E os gatos não devem ser transportados no colo, pois podem se assustar, te arranhar, fugir ou até mesmo provocar um acidente. Eles precisam de uma caixinha de transporte, segura e feita especialmente para eles. À venda em pet shops.

13) Ronronar
O gato ronrona para mostrar que está feliz e confortável.Em casos raros, o gato ronrona também quando está com dor ou para pedir socorro.

14) Unhas e arranhador
Existem tesourinhas próprias para cortar a unha dos cachorrinhos e gatos. Preste atenção para cortar somente a pontinha. Jamais corte a parte rosa, pois o bichinho sentirá dor e sangrará.
Para cãezinhos é preciso comprar ossinhos pois eles precisam roer. E muita paciência e produtos de pet para ensinar a não roer objetos indevidos.
Compre um arranhador e ensine o seu gato a usá-lo desde pequeno. Isso evitará danos maiores ao sofá, às cadeiras, à estante de madeira, à caixa de som.

15) Brincadeiras
Muita gente adota um gato e espera que ele se comporte como um cachorro. Isso é errado ! São espécies diferentes e cada um tem seu jeito de ser.Os gatos adoram brincar de morder e arranhar. Adoram bolinhas de papel e fiozinhos. Tente essas brincadeiras e você vai rolar de rir !

16) Camas
Os bichinhos gostam de lugares limpos e macios. Quanto mais fofinho, melhor.A caminha pode ser de espuma, própria para eles, mas também pode ser uma cestinha de vime ou de palha, forradas com um cobertorzinho, ou ainda uma caixinha de papelão.

17) Banhos
Gatos normalmente não precisam de banho. O gato é muito limpo e higiênico por natureza.
Já seu cãozinho precisa de banho semanalmente ou quinzenalmente.

18) Escovação
Gatos e cães adoram ser escovados. Para os gatos é muito bom para eles, pois escovar retira o excesso de pêlos que eles normalmente lambem e engolem.

19) Caça
Por mais cruel que pareça, se o seu gato te levar um passarinho, uma borboleta, lagartixa ou rato na boca, ele estará simplesmente tentando te agradar. É um presente que ele estará te oferecendo. Se você recusar ou brigar com ele, ele ficará profundamente magoado.

20) Coleiras
Gatos ficam lindinhos com coleiras, mas muito cuidado na hora de escolher. Como eles são ágeis, escalam, pulam, se enfiam em buracos, a chance de se enforcarem é grande. Por isso, as coleiras devem ser totalmente de elástico ou ao menos com uma parte de elástico. Em caso de necessidade, ele conseguirá se soltar.

21) Intoxicação
Muito cuidado com produtos de limpeza, que podem provocar intoxicação e alergia em seu bichinho.Também cuidado com plantas tóxicas, como, “comigo ninguém pode” e algumas samambaias.

O que preciso ter para a chegada do meu gatinho:
- Caixa sanitária
- Granulado sanitário (areia para gatos)
- Caixa de transporte
- Comedouro
- Ração
- Caminha e cobertor
- Arranhador
- Bolinha, brinquedos

Para cachorrinhos:
- Caixa de transporte ou coleira
- Comedouro
- Ração
- Caminha e cobertor
- Ossinhos
- Bolinha, brinquedos

NÂO COMPRE ANIMAIS
Além de você tirar a chance de um animalzinho de rua ganhar uma casa, você está estimulando o comércio indiscriminado de VIDAS. Sim, VIDAS não têm preço. Animais não são objetos. Não alimente o sustento de quem faz uma gatinha ou uma cadelinha parir a vida inteira para encher o bolso de dinheiro.
fonte: adaptação de http://www.adoteumgatinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário